Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os sabores são como as fotografias, as músicas, os cheiros... trazem-nos lembranças, memórias, fazem-nos viajar no tempo e recordar. Levei a infância e a adolescência a ver as mãos enrugadas da avó espanhola a fazer tortilha. Aprimorei a técnica na idade adulta com a minha mãe e hoje sou uma quase pró nesta arte. Falta o quase. (A da minha mãe continuará a bater-me aos pontos!!!)

Arranjo sempre desculpa para fazer esta receita, que tem tanto de simples como de saborosa, e já tenho fiéis adeptos entre os meus amigos: "Neuza, traz tortilha", pedem-me quando há jantaradas. Quanto à minha avó, tenho a certeza que, onde quer que esteja, há-de sentir-se orgulhosa porque, para a família, a "sua" tortilha terá sempre honras de Património Gastronómico... Eterno. Olé!

fotografia 4.JPG

 

t3.jpg

t2.jpg

t4.jpg

 fotos by me

 Tempo: 15/20 minutos

Ingredientes:

6/8 batatas médias

5 ovos

1/2 cebola roxa picada (opcional)

1/4 de pimento verde

alho em pó, pimentão doce, sal, piri-piri, salsa, coentros, azeite e óleo q.b.

 

Modo de preparação:

Corte as batatas às rodelas e deite numa frigideira com óleo a ferver (há quem faça com batatas cozidas ou fritas em azeite. Eu prefiro em óleo). Retire quando ainda não estiverem fritas, mas sim meio cozidas. Deite numa taça grande e junte os ovos batidos com uma pitada de sal. À parte, deite um pouco de azeite noutra frigideira (só a cobrir o fundo), a cebola e o pimento picadinhos, o alho em pó, o pimentão doce e o piri-piri. Quando a cebola ficar transparente, tire do lume e junte às batatas já com os ovos e deite a salsa e coentros picados. Coloque uma frigideira anti-aderente ao lume brando e passe-lhe um pouco de azeite com um guardanapo. Deite com cuidado a mistura da batata com os ovos e a cebola com o pimento (escorra se tiver demasiado azeite) e deixe ficar uns minutos. Quando começar a descolar dos lados e dê para verificar que está dourada, vire com a ajuda de uma tampa de uma panela ou um prato. Vá virando as vezes necessárias até ficar douradinha. Coma quente ou fria e acompanhe com pão e uma salada. 

(A receita da minha avó levava apenas a base, batatas e ovos. Ao longo dos tempos acrescentei-lhe cebola, salsa e coentros. Pode substituir estes por outros ingredientes, desde que mantenha a base original). 

Autoria e outros dados (tags, etc)


12 comentários

Sem imagem de perfil

De Cabanas a 16.03.2015 às 11:26

Neuza, traz a tortilha... tem um aspeto fantástico...
Imagem de perfil

De comida para solteiros a 18.03.2015 às 15:23

ahahah obrigada. beijinhos :-)
Sem imagem de perfil

De Ana a 16.03.2015 às 11:39

Ah isto não se faz. Fotos destas que não são comestíveis Tão linda.
Imagem de perfil

De comida para solteiros a 18.03.2015 às 15:24

ahahaha Beijinhos Miss Ana
Sem imagem de perfil

De Ana a 19.03.2015 às 17:00

Fui logo fazer a tortilha nessa noite. Mas népias. Não a consegui virar. Mas hoje a minha mãe já me esteve a ensinar o truque do prato.
Eu tinha vizinhos de origem espanhola, quando era pequena no andar debaixo da minha avó por isso fartei-me de comer disto. Mas ainda tenho muito que praticar.
Imagem de perfil

De comida para solteiros a 25.03.2015 às 10:15

As mães sabem tudo, Miss Ana! eheh Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Tertúlia da Susy a 17.03.2015 às 15:30

De certeza que a tua avó espanhola está muito orgulhosa.
A receita parece simples e deliciosa.
Imagem de perfil

De comida para solteiros a 18.03.2015 às 15:25

Obrigada (eu era a Susy para a minha avó, assim como ainda sou para o resto da família). Beijinhos. :-)
Sem imagem de perfil

De Receitas fáceis rápidas e saborosas a 19.03.2015 às 23:36

Que linda tortilha, tenho a certeza de que a tua avozinha olha por ti e tem muito orgulho no que fazes. Certos pratos, marcam pelas lembranças como dizias e quando os fazemos retornamos aquele momento feliz. Um gd beijinho para ti. As fotos estão lindas :)
Ana
http://receitasfaceisrapidasesaborosas.blogs.sapo.pt/
Imagem de perfil

De comida para solteiros a 25.03.2015 às 10:16

Obrigada, Ana! Muitos beijinhos :-)
Imagem de perfil

De belitaarainhadoscouratos a 25.03.2015 às 09:37

adoro, adoro! (apenas retiro o pimento) e principalmente quando fica assim húmida no meio...
a melhor tortilha que já comi (vezes sem conta) é num restaurante em Tui. confesso que às vezes vou lá de propósito... são só cento e tal quilómetros... :)
Imagem de perfil

De comida para solteiros a 25.03.2015 às 10:19

Eu por mim ia já para Tui e ainda só são 10 da manhã. ahahah Beijinhos :-)

Comentar post



mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D