Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Um blog de receitas, novidades, ideias e partilha de sabores para quem vive sozinho, mas que usa e abusa da cozinha. Ninguém acredita, pero que los hay, los hay! (Os outros, casados, divorciados, juntos ou coloridos... são também muito bem-vindos!)
Os sabores são como as fotografias, as músicas, os cheiros... trazem-nos lembranças, memórias, fazem-nos viajar no tempo e recordar. Levei a infância e a adolescência a ver as mãos enrugadas da avó espanhola a fazer tortilha. Aprimorei a técnica na idade adulta com a minha mãe e hoje sou uma quase pró nesta arte. Falta o quase. (A da minha mãe continuará a bater-me aos pontos!!!)
Arranjo sempre desculpa para fazer esta receita, que tem tanto de simples como de saborosa, e já tenho fiéis adeptos entre os meus amigos: "Neuza, traz tortilha", pedem-me quando há jantaradas. Quanto à minha avó, tenho a certeza que, onde quer que esteja, há-de sentir-se orgulhosa porque, para a família, a "sua" tortilha terá sempre honras de Património Gastronómico... Eterno. Olé!
fotos by me
Tempo: 15/20 minutos
Ingredientes:
6/8 batatas médias
5 ovos
1/2 cebola roxa picada (opcional)
1/4 de pimento verde
alho em pó, pimentão doce, sal, piri-piri, salsa, coentros, azeite e óleo q.b.
Modo de preparação:
Corte as batatas às rodelas e deite numa frigideira com óleo a ferver (há quem faça com batatas cozidas ou fritas em azeite. Eu prefiro em óleo). Retire quando ainda não estiverem fritas, mas sim meio cozidas. Deite numa taça grande e junte os ovos batidos com uma pitada de sal. À parte, deite um pouco de azeite noutra frigideira (só a cobrir o fundo), a cebola e o pimento picadinhos, o alho em pó, o pimentão doce e o piri-piri. Quando a cebola ficar transparente, tire do lume e junte às batatas já com os ovos e deite a salsa e coentros picados. Coloque uma frigideira anti-aderente ao lume brando e passe-lhe um pouco de azeite com um guardanapo. Deite com cuidado a mistura da batata com os ovos e a cebola com o pimento (escorra se tiver demasiado azeite) e deixe ficar uns minutos. Quando começar a descolar dos lados e dê para verificar que está dourada, vire com a ajuda de uma tampa de uma panela ou um prato. Vá virando as vezes necessárias até ficar douradinha. Coma quente ou fria e acompanhe com pão e uma salada.
(A receita da minha avó levava apenas a base, batatas e ovos. Ao longo dos tempos acrescentei-lhe cebola, salsa e coentros. Pode substituir estes por outros ingredientes, desde que mantenha a base original).