Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Um blog de receitas, novidades, ideias e partilha de sabores para quem vive sozinho, mas que usa e abusa da cozinha. Ninguém acredita, pero que los hay, los hay! (Os outros, casados, divorciados, juntos ou coloridos... são também muito bem-vindos!)
Já a partilhei no blog, mas para os seguidores da Activa é a primeira vez que a faço. Esta é, provavelmente, a melhor tarte de amêndoa que vão comer e a mais fácil e rápida de confeccionar. Foi a minha amiga Simone que me deu a receita há muitos anos, escrita à mão, numa folha de caderno que ainda hoje guardo com carinho. Diz que a Simone, jornalista (sempre ouvi dizer que não há ex-jornalistas), é uma doceira de mão cheia, mas preferiu dedicar-se às pizzas. E fez ela muito bem. Já agora, se não conhecem a Máfia das Pizzas, em Cacilhas, apressem-se a rumar até lá, pois não se vão arrepender.
Tempo: 45 minutos
Ingredientes:
Base:
2 ovos
125 gramas de açúcar
100 gramas de margarina
125 gramas de farinha
Creme:
125 gramas de açúcar
125 gramas de margarina
200 gramas de amêndoa
4 colheres de sopa de leite
Modo de preparação:
Bata o açúcar com a margarina (esta derreto sempre antes no microondas), junte os ovos e a farinha e mexa. Forre uma forma com papel vegetal, barre com margarina, deite a base e leve ao forno. Enquanto isso, faça o creme. Leve ao lume, numa panela, a margarina e o açúcar e de seguida a amêndoa e o leite. Deixe ferver. Quando verificar que a base está quase cozida, tire do forno, deite a mistura da amêndoa e volte a colocar no forno, com o grill ligado, até ficar dourada. Retire, deixe arrefecer e sirva.