Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Um blog de receitas, novidades, ideias e partilha de sabores para quem vive sozinho, mas que usa e abusa da cozinha. Ninguém acredita, pero que los hay, los hay! (Os outros, casados, divorciados, juntos ou coloridos... são também muito bem-vindos!)
Este é daqueles pratos que acho que nunca comi na casa da minha mãe. Mas a minha avó tinha a mania das lentilhas. Sempre que ia a Espanha, lá vinha ela carregada. Dizia que as de lá é que eram "buenas". Confesso que não me lembro como é que as cozinhava, por isso fiz estas... à minha moda. E para primeira vez, não me saí nada mal!!
foto by me
Tempo: 35 minutos
Ingredientes:
200 gramas de lentilhas
2 tomates
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
metade de uma courgette
cogumelos (frescos, 4/5 inteiros para laminar, ou meia lata dos enlatados)
metade de um alho francês
meio pimento
1 knorr de legumes
sal, pimenta, azeite, pimentão doce, polpa de tomate, vinho branco e coentros, a gosto
2 ou 3 colheres de caril e 1 de acafrão das índias
4 ovos para escalfar
Modo de preparação:
Deixe as lentilhas de molho em água fria de um dia para o outro. Leve uma panela ao lume com azeite, cebola e alho e deite depois os legumes cortadinhos, assim como os cogumelos laminados. Tempere com sal, pimenta, pimentão doce, polpa de tomatte, o knorr, caril, acafrão das índias e refresque com o vinho branco. Deite água a cobrir os legumes e deixe cozinhar uns 10/15 minutos ou até verficar que estão cozidos. Junte as lentilhas (e mais água se for necessário) e deixe mais uns 10 minutos. Verifique os temperos e abra os ovos para dentro do estufado. (Eu fiz os ovos escalfados à parte, em água com um pouco de vinagre, porque queria-os branquinhos. Confesso que prefiro o método tradicional de abriros ovos para dentro da panela). Sirva com pão e arroz branco (opcional).
Deu para 4 doses.