Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Não me lembro que idade tinha, mas era muito miúda e recordo o episódio como se fosse hoje. Assim que eu e os meus irmãos mais velhos vimos o placard no outro lado da rua com letras chinesas ficámos eufóricos. "Deve ser um cinema", dizia um. "E de certeza que o primeiro filme é de kung-fu", acrescentava o outro. Dias depois viemos a saber que o que nascia no nosso bairro era um restaurante chinês. Foi o nosso primeiro contacto com esta comida e, claro está, ficámos clientes fiéis e devotos adeptos até aos dias de hoje. O único que nunca achou muita piada à "modernice" foi o nosso pai: "Mas não há pão", queixava-se de cada vez que lá iamos jantar. Foi com esta memória bem presente no meu pensamento e um sorriso nostálgico que fiz a minha primeira receita made in China. Ou 的種類 (uma espécie de)! (Viva o google tradutor!)  

 

fotografia 3 (18).JPG

foto by me

Tempo: 40 minutos

Ingredientes:

1 ou 2 bifes de frango
5 cogumelos frescos (laminados) ou metade de uma lata 

meia cenoura

meia cebola

4 colheres de sopa de óleo
3 colheres de sopa de molho de soja
brócolos a gosto
1 colher de sopa de farinha
5 ou 6 colheres de sopa de caldo de carne (para fazer o caldo, cozi um pouco de frango com sal, cebola, alho e louro e no fim passei pelo passador) 

sal, pimenta e amendoins q.b.

 

Arroz:
1 copo de arroz basmati

3 copos de água
1 ovo
ervilhas, fiambre e sal q.b.
margarina

Modo de preparação:
Leve ao lume um tacho com água e assim que ferver tempere com sal, junte o arroz e um pouco de margarina. Mexa até levantar fervura e deixe cozinhar 10 minutos. Acrescente as ervilhas e deixe cozinhar mais uns oito minutos. Depois escorra.
Corte a cebola em gomos, a cenoura em palitos, os brócolos em raminhos pequenos e o frango como se fosse para strogonoff. Leve uma frigideira ou um wok ao lume e quando aquecer junte o óleo. Deite o frango, a cebola e a cenoura. Vá mexendo e passados uns minutos junte a cenoura, os cogumelos e os brócolos. Deite o caldo de carne, a farinha e o molho de soja e deixe ferver. Verfique o sal, junte uma pitada de pimenta e os amendoins. Desligue e reserve enquanto termina o arroz.
Bata os ovos com uma pitada de sal. Deite um pouco de margarina numa frigideira, junte os ovos e mexa até ficarem feitos (eu preferi fazer uma omelete e cortar depois em pedaços). Depois, junte os ovos e o fiambre cortado em tiras ao arroz. Sirva com a carne.

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Imagem de perfil

De comida para solteiros a 09.11.2014 às 20:32

Obrigada, Ana! Beijinhos :-)

Comentar post



mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D