Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Não me lembro que idade tinha, mas era muito miúda e recordo o episódio como se fosse hoje. Assim que eu e os meus irmãos mais velhos vimos o placard no outro lado da rua com letras chinesas ficámos eufóricos. "Deve ser um cinema", dizia um. "E de certeza que o primeiro filme é de kung-fu", acrescentava o outro. Dias depois viemos a saber que o que nascia no nosso bairro era um restaurante chinês. Foi o nosso primeiro contacto com esta comida e, claro está, ficámos clientes fiéis e devotos adeptos até aos dias de hoje. O único que nunca achou muita piada à "modernice" foi o nosso pai: "Mas não há pão", queixava-se de cada vez que lá iamos jantar. Foi com esta memória bem presente no meu pensamento e um sorriso nostálgico que fiz a minha primeira receita made in China. Ou 的種類 (uma espécie de)! (Viva o google tradutor!)  

 

fotografia 3 (18).JPG

foto by me

Tempo: 40 minutos

Ingredientes:

1 ou 2 bifes de frango
5 cogumelos frescos (laminados) ou metade de uma lata 

meia cenoura

meia cebola

4 colheres de sopa de óleo
3 colheres de sopa de molho de soja
brócolos a gosto
1 colher de sopa de farinha
5 ou 6 colheres de sopa de caldo de carne (para fazer o caldo, cozi um pouco de frango com sal, cebola, alho e louro e no fim passei pelo passador) 

sal, pimenta e amendoins q.b.

 

Arroz:
1 copo de arroz basmati

3 copos de água
1 ovo
ervilhas, fiambre e sal q.b.
margarina

Modo de preparação:
Leve ao lume um tacho com água e assim que ferver tempere com sal, junte o arroz e um pouco de margarina. Mexa até levantar fervura e deixe cozinhar 10 minutos. Acrescente as ervilhas e deixe cozinhar mais uns oito minutos. Depois escorra.
Corte a cebola em gomos, a cenoura em palitos, os brócolos em raminhos pequenos e o frango como se fosse para strogonoff. Leve uma frigideira ou um wok ao lume e quando aquecer junte o óleo. Deite o frango, a cebola e a cenoura. Vá mexendo e passados uns minutos junte a cenoura, os cogumelos e os brócolos. Deite o caldo de carne, a farinha e o molho de soja e deixe ferver. Verfique o sal, junte uma pitada de pimenta e os amendoins. Desligue e reserve enquanto termina o arroz.
Bata os ovos com uma pitada de sal. Deite um pouco de margarina numa frigideira, junte os ovos e mexa até ficarem feitos (eu preferi fazer uma omelete e cortar depois em pedaços). Depois, junte os ovos e o fiambre cortado em tiras ao arroz. Sirva com a carne.

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D