Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Um blog de receitas, novidades, ideias e partilha de sabores para quem vive sozinho, mas que usa e abusa da cozinha. Ninguém acredita, pero que los hay, los hay! (Os outros, casados, divorciados, juntos ou coloridos... são também muito bem-vindos!)
Nunca tinha comido almôndegas de carne branca. Juntei o frango aos cogumelos, à cebola e ao alho e piquei tudo junto. Às vezes dá-me para isto. Inventar. Muitas vezes, aliás. Uns dias saio-me mal, outros bem. Desta feita, tive sorte, pois ficaram apetitosas e muito diferentes das tradicionais feitas com carne vermelha. Ousar é também uma palavra a usar na cozinha!
foto by me
Tempo: 40 minutos
Ingredientes:
Para as almôndegas:
2 ou 3 bifes de frango
1/2 cebola
1 dente de alho
1 mão cheia de cogumelos frescos laminados
sal
pimenta
1 ovo batido
2 colheres de sopa de pão ralado
farinha q.b.
Para o molho de tomate:
1/2 cebola
1 dente de alho
1 tomate
2 ou 3 colheres de sopa de polpa de tomate
vinho branco e água q.b.
azeite, sal, pimenta, pimentão doce e alecrim, a gosto
Modo de preparação:
Pique o frango com a cebola, o alho e os cogumelos. Tempere com sal e pimenta, junte o ovo (aos poucos, talvez não seja preciso todo), o pão ralado e a farinha até que a mistura não se cole aos dedos. Faça bolinhas de carne com as mãos "sujas" de farinha e reserve. Leve ao lume uma frigideira (ou tacho, se preferir) com o fundo coberto de azeite e deite a cebola até ficar translúcida. Adicione o alho, o tomate, a polpa de tomate e o vinho e deixe ferver. Se necessitar, pode acrescentar um pouco de água, tempere com os condimentos em cima indicados e junte as almôndegas. Vá virando e retire quando verificar que estão cozinhadas. (uns dez minutos). Sirva com esparguete ou arroz e polvilhe as almôndegas com oregãos secos ou uma erva aromática fresca a seu gosto.